I Fórum de Biblioterapia no Brasil promove bate-papo com Clarice Caldin

13/07/2023 16:05

Ocorreu no dia 12 de julho de 2023, no Auditório da Biblioteca Universitária, o bate-papo com a Professora Clarice Caldin.

A atividade, promovida pela Coordenação do Curso de Biblioteconomia e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN), faz parte da programação do I Fórum de Biblioterapia no Brasil, evento com o objetivo de promover a disseminação e aprofundamento dos conhecimentos sobre a Biblioterapia, proporcionando um espaço de troca de experiências, aprendizado e inspiração.

Foto 1: Bate-papo com Clarice Caldin no I Fórum de Biblioterapia no Brasil

O bate-papo foi mediado pelo Coordenador do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina, o bibliotecário e doutorando em Ciência da Informação, Evandro Jair Duarte.

A palestrante, professora Clarice Fortkamp Caldin foi responsável por elaborar e ministrar as disciplinas de Biblioterapia, no Curso de Biblioteconomia da UFSC, e Análise da Informação Literária para Crianças no PGCIN/UFSC. Publicou dezenas de trabalhos sobre biblioterapia, literatura infantil, leitura literária e dramaturgia infantil, alguns como autora única, outros em parceria com alunos da graduação e pós-graduação.  E, é responsável pela formação de inúmeros bibliotecários que trabalham com biblioterapia.

Foto 2: Participantes do bate-papo com Clarice Caldin no I Fórum de Biblioterapia no Brasil

A atividade, com transmissão ao vivo, contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e profissionais. Durante sua fala, além de comentar as atividades promovidas pelo Fórum, a Professora Clarice compartilhou a trajetória de desenvolvimento da Biblioterapia e sua incorporação como um campo de atuação para os profissionais da área.

Foto 3: Homenagem à Clarice Caldin no I Fórum de Biblioterapia no Brasil

A professora, aposentada desde julho de 2020, foi homenageada pela sua contribuição à Biblioterapia e sua atuação como docente do curso de Biblioteconomia da UFSC durante 25 dos 50 anos de existência do curso.

A primeira edição do Fórum de Biblioterapia no Brasil, organizada em parceria entre instituições catarinenses da área de Biblioteconomia, ocorre entre os dias 03 e 18 de julho de 2023. A programação completa pode ser acessada em https://linktr.ee/ForumBiblioterapiaBrasil

O bate-papo com a Professora Clarice Caldin pode ser assistido na íntegra no canal no Youtube da revista Encontros Bibli & PGCIN https://www.youtube.com/watch?v=tmvAmriESj4

Tags: 2023.1Biblioterapia